sábado, janeiro 07, 2012

“Quem não vir a TVI24 vai chegar atrasado aos acontecimentos”

“Queremos reivindicar o estatuto de ecrã multimédia mais importante do país”. A declaração pertence a José Alberto Carvalho, director de informação da TVI e director da TVI 24 que, em entrevista ao M&P, explicou as bases da reestruturação do canal noticioso por cabo que, a partir da próxima segunda-feira, surgirá em antena com uma nova imagem e conceito.

“A ideia é nós apresentarmos o mais ágil e dinâmico canal do cabo. A TVI 24 é um canal de informação onde os espectadores sabem com o que vão poder contar permanentemente e é o canal onde as notícias e a opinião não perdem tempo e não fazem perder tempo”, enfatizou o responsável. “Em primeiro lugar há uma renovação da imagem gráfica e sonora do canal. Temos um novo logótipo, cenários novos com uma imagem mais moderna, mais limpa, mais organizada, mais cool”, esclareceu José Alberto Carvalho. Por outro lado, a nível de ajustes de grelha, colocar-se-á um ponto final do nome dos espaços noticiosos. “Um canal de notícias não precisa de ter nomes nos noticiários pois não se espera que transmita outra coisa. O que distingue os noticiários da TVI 24 são os apresentadores”.

Neste campo alguns regressos pautarão a nova etapa, classificada como “um princípio e não como um fim” pelo director. Vítor Moura Pinto é um dos retornos ao ecrã do qual José Alberto Carvalho muito se “orgulha”. O jornalista assinará uma crónica de actualidade diária. Também Paulo Salvador voltará à antena, repartindo a “apresentação dos finais de tarde de segunda a sexta-feira com a Rita Rodrigues, na atitude mais actual que conseguirmos”. E, prosseguiu o responsável, “a Carla Moita vai estar no noticiário das 21 horas com comentário diário da Constança Cunha e Sá e à meia-noite o João Maia Abreu vai apresentar o único noticiário que vai ter nome no canal, chama-se a 25ª Hora. O dia tem 24 e nós arranjámos espaço para ainda mais uma hora, que no caso é uma hora e meia”, frisou.

Comentários de João Pereira Coutinho e António Peres Metelo farão ainda parte da oferta da TVI 24, sendo que aos domingos à noite Henrique Garcia será responsável pelo formato Terreiro do Paço. “Entendo que o domingo à noite é um espaço por explorar. É um momento de pausa e de tranquilidade muito raro hoje em dia, em que há disponibilidade para pensar no que está a acontecer e no que pode vir a acontecer”, referiu José Alberto Carvalho.

O responsável sublinhou que a “redacção da TVI está a avançar no sentido da integração dos diferentes meios de uma forma muito significativa. A redacção de internet e de aplicações móveis, que antes estava fisicamente separada, neste momento ocupa o centro da redacção da TVI”. E concretizou: “A TVI 24 é quem reage de forma mais célere e mais ágil ao que está a acontecer. Queremos ser os primeiros a dar as notícias, a interpretá-las, a enquadrá-las, a debatê-las. É esse o foco do canal”, concluindo que “a pedra de toque em relação a este novo projecto para a TVI24 é claramente a agilidade, a rapidez, a velocidade de reacção, a capacidade de resposta aos acontecimentos”. “Quem não vir a TVI24 vai chegar atrasado aos acontecimentos”, assegurou José Alberto Carvalho. “Não tenho dúvida de que as pessoas vão sentir-se deficientemente informadas se não virem a TVI24”.

A entrevista a José Alberto Carvalho integra a edição desta semana do M&P.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O iTV reserva-se o direito de remover comentários e discussões que possam impedir o bom funcionamento do Blog. Do mesmo modo, utilizadores que façam comentários ofensivos, caluniosos ou que de alguma forma prejudiquem a terceiros ou o bom-nome d0 iTV, que apelem à violência verbal ou física, que provoquem discussões depreciativas e não construtivas poderão ser removidas da página. Qualquer comentário que não diga respeito a este blog será também removido. Este exemplo assemelha-se no chat.